segunda-feira, 16 de maio de 2016

DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B2

A deficiência de vitamina B2 é pouco frequente, salvo nas zonas onde a alimentação é formada principalmente por arroz sem casca. Esta deficiência pode surgir nas pessoas que sofrem de alcoolismo, doenças hepáticas ou diarreia crónica. Como a deficiência prolongada de vitamina B2 provoca graves lesões nos olhos em animais, há quem afirme que os problemas oculares nas pessoas, como catarata, podem ser consequência da carência dessa vitamina. Vários estudos descobriram que as pessoas que desenvolvem a catarata apresentam níveis mais baixos de riboflavina no sangue do que as pessoas que não desenvolvem a doença. Justifica-se a suplementação se a pessoa já teve catarata e quer prevenir uma recorrência.
s sintomas mais frequentes são as feridas nas comissuras da boca, seguidas por gretas nos lábios que podem deixar cicatrizes. Caso se desenvolva candidíase (uma infecção por fungos) nessas zonas, podem aparecer manchas branco-acinzentadas. A língua torna-se vermelho-púrpura e gordurosa (saburrosa) e por vezes aparecem manchas na zona que se encontra entre o nariz e os lábios. Em certas ocasiões, crescem vasos sanguíneos no interior da córnea, provocando queixas quando há exposição à luz (fotofobia). Nos homens, inflama-se a pele do escroto.
Os sintomas desaparecem rapidamente quando se trata com suplementos de vitamina B2 até 10 vezes a quantidade diária recomendada.


Aluna: Kátia Oliveira 

Fonte: Manual MSD / Saúde HSW



Nenhum comentário:

Postar um comentário