sábado, 14 de maio de 2016

                            Vitamina B9 ou Ácido Fólico

A vitamina B9, também chamada de ácido fólico ou folato, é uma das oito vitaminas B. Todas as vitaminas B ajudam o corpo a converter alimentos (hidratos de carbono) em combustível (glicose), o qual é usado para produzir energia. Estas vitaminas do complexo B, também ajudam as gorduras e proteínas de uso do corpo. Vitaminas do complexo B são necessárias para a saúde da pele, cabelo, olhos e fígado. Elas também ajudam o sistema nervoso a funcionar corretamente. O ácido fólico é a forma sintética do B9, encontrado em suplementos e alimentos fortificados, enquanto folato ocorre naturalmente nos alimentos. Todas as vitaminas B são solúveis em água, o que significa que o corpo não pode armazená-los.

Função da vitamina B9

O ácido fólico é fundamental para o bom funcionamento do cérebro e desempenha um papel importante na saúde mental e emocional. Isso auxilia na produção de ADN e ARN, o material genético do organismo, e é especialmente importante quando as células e os tecidos estão a aumentar rapidamente, tal como na infância, adolescência e gravidez. O ácido fólico também trabalha em conjunto com a vitamina B12 para ajudar as células vermelhas do sangue e o ferro a trabalhar corretamente no corpo.
Vitamina B9 funciona com vitaminas B6 e B12 e outros nutrientes para controlar os níveis sanguíneos do aminoácido homocisteína. Altos níveis de homocisteína estão associados a doenças do coração. No entanto, os pesquisadores não têm certeza se a homocisteína é uma causa de doença cardíaca ou apenas um marcador que indica que alguém pode ter uma doença cardíaca.

Vitamina B9 Carência

É bastante comum ter baixos níveis de ácido fólico. Alcoolismo, doença inflamatória do intestino e doença celíaca podem causar deficiência de ácido fólico. Além disso, certos medicamentos podem diminuir os níveis de ácido fólico no organismo. A deficiência de ácido fólico pode causar o crescimento pobre, inflamação da língua, gengivite, perda de apetite, falta de ar, diarreia, irritabilidade, esquecimento e lentidão mental.
As mulheres grávidas precisam de mais ácido fólico para reduzir o risco de defeitos congênitos do tubo neural, incluindo fenda palatina, espinha bífida e danos cerebrais. Como o ácido fólico tem sido adicionado a muitos alimentos, como pão e cereais, defeitos do tubo neural diminuíram drasticamente.

Defeitos Congênitos e ácido fólico

Como mencionado, as mulheres grávidas que não recebem ácido fólico suficiente são mais propensas a ter filhos com defeitos congênitos. As mulheres grávidas devem receber 600 mcg de ácido fólico por dia. As mulheres que planejam engravidar devem ter certeza de obter o recomendado 400 mcg por dia, uma vez que muitos defeitos do tubo neural podem acontecer logo após a concepção, antes de uma mulher mesmo saber que ela está grávida. Vitaminas pré-natais contêm a quantidade necessária de ácido fólico para mulheres grávidas.
Estudos mostram que mulheres que tomam suplementos de ácido fólico antes da concepção e durante o primeiro trimestre podem reduzir seu risco de ter filhos com defeitos do tubo neural em 72 a 100%.
O ácido fólico também pode ajudar a prevenir o aborto, embora a evidência não é clara.

Doença cardíaca e ácido fólico

O folato pode ajudar a proteger o coração através de vários métodos. Em primeiro lugar, há evidências de que a obtenção de ácido fólico suficiente em sua dieta pode reduzir o risco de doença cardíaca, embora esta evidência é baseada em estudos populacionais e não ensaios clínicos mais definitivos. Ainda não existe qualquer evidência de que tomar suplementos de ácido fólico ajudaria.
Além disso, muitos estudos sugerem que pessoas com altos níveis do aminoácido homocisteína têm cerca de 1,7 vezes mais probabilidade de desenvolver doença arterial coronariana e 2,5 vezes mais probabilidade de ter um acidente vascular cerebral do que aqueles com níveis normais. Vitaminas do complexo B – especialmente vitaminas B9, B6 e B12 – ajudam a diminuir os níveis de homocisteína. No entanto, até agora não há nenhuma evidência de que altos níveis de homocisteína realmente causam doenças cardíacas.

Vitamina B9 e perda auditiva

Um estudo sugere que suplementos de ácido fólico ajudam a retardar a progressão da perda auditiva relacionada à idade em idosos com altos níveis de homocisteína e níveis baixos de folato em sua dieta. Não se sabe se os idosos saudáveis ​​seriam beneficiados.

Fonte:

www.emagrecersemdieta.com.br/vitamina-b9-ou-acido-folico/
www.google.com.br/search?q=imagens+vitamina+B9&espv=2&biw=1242&bih=606&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwi-jvOu14LNAhVLRyYKHUhuB1gQ_AUIBigB#imgrc=qbwiOpoeFwoHkM%3A

Aluna :Maria Alana Santana da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário