quarta-feira, 18 de maio de 2016


Vitamina B2



A vitamina B2 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também é conhecida como riboflavina. É de fácil absorção e não é armazenada pelo organismo (além de não ser sintetizada por ele), devendo ser reposta regularmente através da dieta ou pelo consumo de suplementos. 

Foi descoberta no fim do século XVIII, por Wynter Blyth, durante uma análise do leite de vaca, denominando-a de “lactocromo”. Posteriormente, outros nomes foram dado à esta vitamina, como lactoflavina, ovoflavina, hepatoflavina, verdoflavina e uroflavina, dependendo do material onde foi encontrada.



Fórmula molecular: C17H20N4O6

Massa Molar: 376.364g

Ponto de fusão: 290 °C


Principais Fontes:







A riboflavina (V. B2) é uma das vitaminas com uma distribuição mais ampla. Está presente em todas as células de plantas e animais, mas há muito poucas fontes ricas. A levedura e o fígado apresentam as concentrações mais elevadas da referida vitamina, mas as fontes de dieta mais comuns são o leite e os seus derivados, a carne, os ovos e os vegetais verdes. As fontes animais de riboflavina são melhor absorvidas que as fontes vegetais. No leite de vaca, ovelha e cabra, pelo menos 90% da riboflavina está na forma livre; na maioria das outras fontes, surge ligado a proteínas.


Fonte: TodaBiologia / Info Escola / Rg Nutri.

Aluna: Kátia Oliveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário