sexta-feira, 20 de maio de 2016

          Vitamina D3: o que é e quais os alimentos que é

A vitamina D3 é importante para ossos fortes, em doenças auto-imunes e para combater a depressão

A vitamina D3 é produzida pela luz do sol. Suas funções no organismo são muitos. Em particular, esta vitamina regula o metabolismo ósseo e da função neuromuscular . Ela desempenha um papel importante na luta contra doenças auto-imunes, fortalece os ossos e combate os sintomas da depressão. Mas onde está? Existem muitos alimentos que contenham. Entre eles podemos citar os peixes e leite, grãos e produtos de soja, frutas e legumes. É preciso ter cuidado para efeitos colaterais , porque, em caso de overdose excessiva, pode ter efeitos tóxicos.

 O que é

A vitamina D3 desempenha um papel vital no fortalecimento dos ossos . É produzida por meio de luz solar . Quando a pele é exposta à luz solar, um composto muito semelhante à do colesterol é convertido num precursor da vitamina D e, subsequentemente, a vitamina D3. Se tomarmos o direito quantidade desta vitamina e não são submetidos a uma escassez , podemos cuidar da saúde dos ossos , prevenindo fraturas .
Também esta substância é capaz de combater as doenças auto-imunes e as do sistema nervoso .
Especialmente a vitamina D3 é importante para combater os sintomas da depressão , especialmente de que a desordem afectiva sazonal que afeta as pessoas que não se expõem a muito leve.
No âmbito neuromuscular, esta vitamina está envolvida em várias formas, o que resulta também útil para contrariar o ' osteite fibrosa e L' artrite reumatóide . Além disso, é importante para promover o " a absorção de cálcio e fósforo.
A vitamina D3 também está envolvido em distúrbios metabólicos, e existem várias doenças que têm de ser tratados apenas com a integração desta vitamina (sempre sob consulta médica): queratose actínica, doença de Graves, tetania hipocalcémica, escleroderma, lúpus eritematoso sistémico, vitiligo .

Em quais alimentos é

A vitamina D3 é especialmente em certos alimentos . Em particular, eles contêm grandes quantidades de peixe e marisco . Entre os peixes, especialmente salmão, truta, arenque. Outra importante fonte de vitamina D3 é o leite da vaca.
Não se esqueçam mesmo os grãos e produtos de soja , especialmente aqueles enriquecidos com vitamina D. Por exemplo, diferentes variedades de tofu são enriquecidos com os nutrientes adequados. Tenha em mente, a este respeito, que a partir de uma porção de 8 gramas de tofu proporciona 3 microgramas de vitamina D3.
Luz verde também para a fruta e vegetais , especialmente o suco de laranja é uma fonte importante e, entre as plantas, são ricos, principalmente, cogumelos.

Benefícios: 

 A vitamina B3 possui forte ação antioxidante e por isso age combatendo os radicais livres. Além disso, ela age no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. Além disso, ela também desempenha um papel importante na formação da bainha de mielina, que fica em torno das fibras nervosas e permite mensagens entre os nervos, dentre as vitaminas do complexo B a mais importante para o sistema nervoso é a vitamina B12. 

Problemas causados pela falta: 

A falta de vitamina B3 pode causar insônia, cansaço, irritabilidade, manchas na pele, depressão e uma doença chamada pelagra que causa diarreia, inflamação na pele e confusão mental. Mulheres que utilizam anticoncepcionais excretam mais a vitamina B3 pela urina, mas normalmente a própria alimentação já compensa essa falta. Pessoas em tratamento de tuberculose podem precisar do suplemento do nutriente, mas essa necessidade só será determinada pelo médico ou nutricionista. O excesso de vitamina B3 não é bom para o organismo, pois pode afetar o fígado, por isso não ingira suplementos do nutriente sem orientação. 

Fonte:

http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-ef/nutricao2/vitaminas-do-complexo-b-sao-essenciais-para-o-sistema-neurologico/

Aluna: Maria Alana Santana da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário